× Contato por whatsapp
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nosso site. Conheça nossa Política de Privacidade
Aceitar

Notícias do mercado imobiliário

A I.A. chegou à Receita Federal

A I.A. chegou com tudo nos bastidores da Receita Federal

2026 inicia numa nova era, outro patamar de tecnologia onde a Receita Federal se posiciona de forma a regularizar as declarações com o máximo de fidelidade à realidade.

Foi isso mesmo que você leu, fidelidade à realidade, e isso quer dizer que todas as declarações de Imposto de Renda terão as informações cruzadas com outros órgãos que estão interligados pela tecnologia da vez, a I.A.

Que você já sabe que a Inteligência Artificial tem poderes de responder, pesquisar e até analisar documentos, eu sei, mas que o governo iniciou a utilização dessa tecnologia para cruzar as informações da sua declaração junto aos cartórios, bancos e prefeituras, você sabia?

Vamos começar pelo CIB - cadastro imobiliário brasileiro, o maior banco de dados para esse fim já criado, que será o responsável por essas informações, onde os imóveis terão um código, válido em todo território nacional, para cada unidade imobiliária.

Essa é a maior mudança que temos visto nos últimos tempos, depois dos drones que mostraram às prefeituras o tamanho real das áreas construídas para cobrança dos valores de IPTU's, ao mesmo tempo que os valores venais também foram atualizados, vemos agora o cruzamento de dados que irá identificar os proprietários e até os aluguéis do imóveis de uma forma sem precedentes!

Além do cruzamento de dados para as declarações, a Receita Federal inicia o ano com outra novidade, através da Lei 15.265/25, a criação do REARP, um regime de atualização e regularização que visa trazer para o carnê-leão os recursos ganhos, bens ou direitos, móveis ou imóveis ocultados, irregulares ou com valores defasados para a legalidade, cobrando assim os impostos gerados pelos eventos! O governo federal está incentivando a adesão voluntária dos contribuintes, por exemplo para modalidade atualização dos valores, o imposto do ganho de capital será reduzido para 4% e para regularização de um bem não declarado antes, o valor de 15% mais a multa de 100%, portanto eu recomendo a leitura da Lei e todas as suas nuances.

Uma grande jogada da Receita que visa arrecadar 1,5 bilhões para os cofres do governo federal em meio a campanha eleitoral de reeleição, o que poderá ser um grande embaraço para os políticos da situação, e até um poderoso marketing para a oposição, já pensou a guerra de narrativas?

Por um lado o Brasileiro estará encurralado a tirar dinheiro do bolso para dar ao governo e por outro não poderá sequer reclamar, pois sonegar impostos todos sabemos ser crime!

Essa lei foi promulgada no mesmo dia que o STF causava um grande barulho na mídia com a prisão de um ex-presidente com uma popularidade inegável! E é óbvio que o Brasileiro não estava de olho ao que realmente impactaria suas vidas à partir de 2026.

Outra ação que será influenciada pela IA do Leão é a movimentação do Pix, com mudanças através do monitoramento do seu CPF, sua conta bancária e obviamente ao seu movimento com Pix, o qual as movimentações somadas no mês, acima de 5 mil, deverão ser "muito bem explicadinhas, nos seus mííínimos detalhes" para que você, cidadão, que ainda não paga IR, comece a recolher o carnê-leão!

Evidente que ninguém concorda com sonegação fiscal, mas o que fica aos brasileiros é a incerteza de que grandes empresas continuem tendo benefícios e perdões enquanto o pedreiro, o taxista, o mecânico, o corretor de imóveis, o personal, o enfermeiro e tantos profissionais e autônomos que prestam serviços e que até 2025, eram isentos de pagar o IR, terão que recolher mais esses impostos por conta de suas movimentações mensais!

O intuito desse artigo não é de deixar as pessoas amedrontadas, mas sim, alertar quanto às mudanças inevitáveis que vimos acontecer nos últimos 4 anos, e que estejam ao lado de seus contadores para que não haja surpresas e até mesmo prejuízos daqui pra frente!

Milena Spinelli

Corretora de Imóveis, treinadora de equipe e coordenadora de Divulgação do CRECI SP. Milena é empresária, formada em ADM de empresas com especialização em Gestão de Pessoas.

16/01/2026 Fonte: Site gov.br, LEI 15.265/25


17/01/2026 Fonte: Site gov.br/ Lei 15.265/25